Nosso Blog

Norma NBR IEC 60898

Esta é a norma que trata especificamente dos disjuntores até 440 Volts (tensão nominal) e corrente até 125 Amperes (corrente nominal). Portanto, a norma NBR 60898 não abrange disjuntores industriais ou para partida de motores. É uma norma dedicada aos minidisjuntores, utilizados em instalações residenciais e comerciais.

O disjuntor como conhecemos é um dispositivo termomagnético, ou seja, atua em duas diferentes situações: sobrecorrente por aquecimento (dispositivo disparador térmico) ou curto-circuito (dispositivo disparador magnético). 

Dispositivo disparador térmico: uma lâmina bimetálica que se curva pela ação do calor (devido a uma sobrecorrente).

Dispositivo disparador magnético: eletroímã atrai um braço articulável para “derrubar” o disjuntor (devido ao curto circuito).

Você sabia?

O tempo de resposta do disjuntor varia conforme o caso. Em situações de sobrecorrente por aquecimento, o disjuntor somente irá desarmar quando o dispositivo bimetálico aquecer suficientemente para dilatar os dois metais (por isso bimetálico) que o compõe. Esse tempo de disparo depende da intensidade da corrente que está passando. Em situações de curto-circuito a resposta do disjuntor é instantânea.

Até aqui estamos muito bem apresentados para esta norma. Mas você sabe instalar um disjuntor corretamente?

Disjuntor: como instalar corretamente?

Docendo discimus.

Até logo!